Atendimento Psicológico

Por João Paulo Lopes Machado

Atualmente o Serviço de Psicologia da Regional Goiás está vinculado à CCOM (Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária) e é oferecido aos estudantes da Regional gratuitamente como parte das ações da assistência estudantil.

A Psicóloga responsável pelo Serviço é Lyris Meruvia Pinto, Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Saúde Urgência e Emergência pela mesma universidade e Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2012 a profissional atua no contexto de saúde e clínica com foco em promoção e prevenção em saúde mental, além de ações coletivas, atendimento individual de jovens e adultos em situação de risco emocional. (Lattes aqui)

Entendemos a importância do bem estar e da saúde mental da comunidade acadêmica, tendo em vista a necessidade de fortalecer vínculos, redes de apoio e de oportunizar uma escuta voltada para o acolhimento de demandas individuais e coletivas.

As ações do serviço não se limitam ao atendimento psicológico individual. Mas também a outras atividades coletivas com foco na prevenção e promoção em saúde física e mental a partir de oficinas, rodas de conversa, produção de material informativo, utilização de mídias sociais para divulgação de conteúdos voltados às temáticas já citadas.

Atendimento Individual

O atendimento psicológico individual tem como objetivo fornecer um espaço de escuta para demandas individuais dos estudantes. A duração aproximada dos atendimentos é de 50 minutos e o tempo de acompanhamento é variável. Entretanto, é importante destacar que não se trata de psicoterapia de longa duração, mas sim de psicoterapia breve e focal que pode ser realizado semanal ou quinzenalmente.

O tempo de duração do acompanhamento é definido no primeiro atendimento ou após algumas sessões e se concentra de forma mais ativa nos determinantes psíquicos atuais. É estabelecido um foco de trabalho em conjunto com o estudante que busca o atendimento a fim de traçar estratégias de enfrentamento para lidar com a situação vivenciada além do desenvolvimento de habilidades sociais e interpessoais e autoconhecimento com ferramenta para mudanças.

Durante o período de suspensão das aulas a solicitação de atendimento é feito via e-mail, em que é necessário enviar os seguintes dados: nome completo, número de matrícula, período do curso e horários disponíveis durante a semana para o email lyrismeruvia@ufg.br. Após o envio das informações, a psicóloga entrará em contato via e-mail para agendar o primeiro atendimento.

Os atendimentos neste período são realizados utilizando a plataforma Zoom, que pode ser acessada tanto por dispositivos móveis quanto fixos como smartphones, tablets, notebooks, computadores de mesa. Apesar de ser realizado em ambiente virtual, o atendimento psicológico ao estudante respeita os princípios éticos e técnicos da profissão, especialmente de sigilo e confidencialidade de informações.

Em alguns casos o estudante poderá ser encaminhado para outros serviços na rede do município de Goiás ou na própria UFG, como o Programa Saudavelmente que dispõe de profissional Psiquiatra em sua equipe. Esses encaminhamentos dependerão das especificidades das demandas avaliadas após os primeiros atendimentos do estudante.