Acontece na UFG

Câmpus Goiás receberá visita do Embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos

Por Thays Luzia. Em 10/10/22 08:59. Atualizada em 11/10/22 11:17.

Visita acontece dia 16/10 e 17/10. O Embaixador ministrará palestra e fará um passeio em Goiás

Nos dias 16 e 17 de outubro, a Universidade Federal de Goiás – Campus de Goiás receberá o embaixador Luís Faro Ramos e a embaixatriz Maria Cristina Ramos. O embaixador virá acompanhado do cônsul honorário de Portugal em Goiânia, José Pedro Santos, e de Alexandra Pinho, diretora do Instituto Camões.

A iniciativa da visita surgiu a partir da experiência do projeto "Paisagens de Aquém e Além Mar - Ensaios sobre Paisagem: Portugal e Brasil" (https://www.fc.up.pt/paam/). O projeto é coordenado pela Universidade de Goiás e pela Universidade do Porto, em parceria com outras instituições nacionais e portuguesas.

A agenda da visita foi construída de forma coletiva pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFG- Campus Goiás, pela prefeitura de Goiás e também pela comunidade. Está prevista uma visita pela cidade, percorrendo alguns dos principais pontos históricos. Após a visita, haverá um jantar típico villaboense, com diversas apresentações culturais.

Na segunda-feira (17/10), às 8h30, o embaixador irá ministrar uma palestra, aberta ao público geral, tratando de diversos temas: cooperação, cultura, investimentos em ciência, tecnologia e ensino superior. Em seguida, a comitiva será recebida na prefeitura e conhecerá mais sobre a participação do município no projeto "Inova Juntos", que visa fomentar o desenvolvimento urbano integrado, em consonância com a Nova Urbana (NAU) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O projeto é fruto de uma parceria entre cidades brasileiras, portuguesas e latino-americanas. No último semestre, representantes de municípios portugueses que integram o projeto realizaram uma visita à UFG – Campus Goiás.

Há uma grande expectativa da UFG com relação à visita, que é vista como uma oportunidade de ampliar a internacionalização com países de língua portuguesa, para além dos programas de mobilidade internacional.

A visita será um marco importante para a Cidade de Goiás, que foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em dezembro de 2001, justamente por ter forte influência Lusofóna.

Segue o Link do vídeo do Embaixador Luís Faro Ramos anunciando sua visita:

Palestra Embaixador de Portugal

Fonte: CAI/CG