Sobre o PET Vila Boa

Actualizado en 31/05/21 11:46

Quem somos?

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi implementado em 1979, a partir de uma iniciativa do Governo Federal por meio da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE).

O primeiro grupo PET da Universidade Federal de Goiás foi iniciado em 1994, enquanto o PET Vila Boa, especificamente, foi criado em 2010, de forma vinculada à Universidade Federal de Goiás – Campus Cidade de Goiás.

Os grupos PET, no geral, são compostos por um Professor Doutor, que exerce a função de tutoria para com estudantes em nível de graduação nas respectivas Instituições de Ensino Superior do País, sendo que estes podem integrar o grupo como bolsistas ou voluntários.

O programa em foco possui como fundamento principal a integração da tríade ensino - pesquisa - extensão, tendo como objetivo a melhoria da graduação, por meio da tutoria, ao passo que seus integrantes são envolvidos num processo de formação integral.

Todos os grupos PET possuem atividades de caráter coletivo, as quais possibilitam que os integrantes aperfeiçoem diversas habilidades e qualidades essenciais para o crescimento pessoal, para a formação acadêmica e para o mercado de trabalho.

Além disso, os grupos PET conferem autonomia aos seus integrantes e promovem uma forma autêntica e inovadora de conhecimento, bem como incentivam o engajamento em atividades acadêmicas e extracurriculares diversas.

Por fim, vale ressaltar que a forma de composição do PET Vila Boa, qual seja a de integrar estudantes provenientes de diferentes cursos da Regional Goiás, proporciona a interdisciplinaridade com diversas áreas do conhecimento, contribuindo para uma formação acadêmica plural.

Legislação

O Programa de Educação Tutorial foi oficialmente instituído pela Lei 11.180, de 23 de setembro de 2005. As Portarias nº 3.385/2005, nº 1.632/2006 e nº 1.046/2007 regulamentaram o PET, ou seja, definiram como o programa deve funcionar, qual a constituição administrativa e acadêmica, além de estabelecer as normas e a periodicidade do processo de avaliação nacional dos grupos.

Em 2010, a estrutura do PET foi amplamente modificada pela Portaria nº 976/2010. Ela trouxe a flexibilização e dinamização da estrutura dos grupos, a união do PET com o Conexões de Saberes, a definição de tempo máximo de exercício da tutoria, a aproximação com a estrutura acadêmica da universidade e a definição de estruturas internas de gestão do PET. Em 2013, a Portaria n° 343 mudou alguns dispositivos da Portaria nº 976/2010 com o objetivo de atualizar o programa.

Outras legislações fundamentais para o funcionamento do PET são: a Resolução nº 36, de 24 de setembro de 2013, que estabelece os procedimentos para creditar os valores destinados ao custeio das atividades dos grupos PET aos respectivos tutores e a Resolução/CD/FNDE nº 42, de 4 de novembro de 2013, que estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas a estudantes de graduação e a professores tutores no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET).

Organização do PET

Organização PET 1

Cartilha do PET

Clique aqui para ter acesso à cartilha.