História - PET

Atualizada em 23/12/20 18:48

O programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979, uma iniciativa do Governo Federal por meio da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), possibilitando a criação de grupos PET, compostos por um Professor Doutor, que exerce a função de tutoria de estudantes bolsistas e voluntários.

O PET tem como base a integração da tríade ensino - pesquisa - extensão, tendo como objetivo a melhoria da graduação. Para isso, o Programa pretende envolver os seus integrantes num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos a partir do incentivo ao engajamento em atividades acadêmicas e extracurriculares. Todos os grupos possuem atividades de caráter coletivo, desenvolvendo nos integrantes habilidade de trabalhar em equipe, uma dentre as muitas características fundamentais para profissionais humanizados em diversas áreas de atuação. Atualmente existem 842 grupos, totalizando 10.104 estudantes bolsistas e 842 professores tutores.

O Programa teve início na UFG em 1994, com a criação do Grupo PET de Geografia. Em 1995 foi criado o Grupo PET de Enfermagem, em 2006 foi criado o de Engenharia de Alimentos e em 2007 foram criados os grupos de Matemática e Nutrição. Em 2010 foram criados mais cinco novos grupos: Licenciatura Intercultural Indígena, Enfermagem Jataí, PET Cidade de Goiás (Direito, Serviço Social e Filosofia), Engenharias (Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica) e Ciências Biológicas.