Arquitetura e Urbanismo

Atualizada em 29/02/24 10:16

GIF ARQUITETURA

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem como principal objetivo fornecer conhecimentos para que o estudante possa adquirir habilidades específicas para projetar, supervisionar e executar projetos, além de atuar na conservação e na preservação do patrimônio histórico.

No Câmpus Goiás, o curso está inserido num contexto de interiorização do ensino superior. Nasce numa unidade acadêmica cujos cursos estão atrelados às ciências sociais aplicadas, diferentemente de alguns cursos de Arquitetura e Urbanismo que estão sediados junto a cursos ligados às "belas artes" ou às engenharias. Leva consigo a preocupação com a função social e o foco no planejamento urbano de cidades pequenas e de médio porte. A implantação do curso foi importante por fazer parte da consolidação do Câmpus Goiás da UFG.

Segundo o Projeto Político Pedagógico do curso, seu objetivo geral é

"formar arquitetos-urbanistas com sólida formação técnica e teórica, orientada por conteúdos críticos e humanistas, que capacite o profissional a analisar, compreender e intervir no espaço e no ambiente construído de forma contextualizada, fundamentada e dialogada, tornando-o um agente participativo nos processos de transformação social, com especial interesse pela arquitetura pública e pela produção coletiva dos espaços nas cidades e demais assentamentos humanos".

matriz curricular icone projeto politico pedagógico centro acadêmico icone

mapa arq e urb

O curso sedia-se na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA), localizada na Avenida Bom Pastor, S/N, Areião, Goiás/GO. Porém, parte das atividades de ensino são realizadas na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH), na Praça R. Brasil Caiado, 35, Centro, a 900m da UAECSA.

Números Arq

Arquitetura e Urbanismo no Câmpus Goiás é um curso integral. Todos os anos trinta vagas são abertas para novos discentes. O número de docentes que atende esses estudantes é de dezesseis professores efetivos, além de eventuais professores substitutivos, ou de outros cursos. O período mínimo de permanência no curso é de dez semestres.

Número de vagas 30 Docentes doutores 6
Número de docentes 14 Docentes doutorandos 7
Períodos 10 Docentes mestres 1

Profs Arq

A seguir, a relação de docentes efetivos do curso de Arquitetura e Urbanismo:

Ariane

Ariane Magda Borges [Lattes]

Edinardo Rodrigues

Edinardo Rodrigues Lucas [Lattes]

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo, na área de concentração Projeto e Planejamento (PPG-FAU Unb)

Emilliano Alves

Emilliano Alves de Freitas Nogueira [Lattes]

Doutor em Arte e Cultura Visual, na área de concentração Artes, Cultura e Visualidades (PPG-ACV/UFG).

Gabriel

Gabriel Teixeira Ramos [Lattes]

Doutor em Arquitetura e Urbanismo, na área de concentração Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (PPG-IAU/USP).

Ivo Carrijo Andrade Neto

Ivo Carrijo Andrade Neto [Lattes]

Mestre em Estruturas e Construção Civil, na área de concentração Estruturas (PECC-ENC FT/UnB).

João Paulo

João Paulo Oliveira Huguenin [Lattes]

Doutor em Urbanismo, na área de concentração História e Teoria do Urbanismo (PROURB-FAU/UFRJ).

José Rodolfo

José Rodolfo Pacheco Thiesen [Lattes]

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo, na área de concentração Urbanismo (PPG- FAUFBA/UFG – Dinter).

Karine

Karine Camila Oliveira [Lattes]

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, na área de concentração Conservação e Restauro (PPG-FAUFBA/UFG – Dinter).

Luciana Helena Alves da Silva

Luciana Helena Alves da Silva [Lattes]

Doutora em Geografia, na área de concentração Natureza e Produção do Espaço (PPGeo-IESA/UFG).

Mirna Elias Gobbo

Mirna Elias [Lattes]

Doutoranda em Arquitetura, na área de concentração Qualidade, Ambiente e Paisagem  (PROARQ/UFRJ).

Suzete

Suzete Almeida de Bessa [Lattes]

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, na área de concentração Urbanismo (PPG- FAUFBA / UFG – Dinter) e em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG (PPGIDH-UFG).

Thiago Fernando Sant Anna e Silva

Thiago Fernando Sant Anna e Silva [Lattes]

Doutor em História, na área de concentração Sociedade, Cultura e Política (PPGHIS/UnB), com Pós-Doutorado em Arte e Cultura Visual (PPG-ACV/UFG).

Thiago Montenegro Góes

Thiago Montenegro Góes [Lattes]

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo, na área de concentração Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade (PPGAU-FAU-UnB).
Professor Wagner
Wagner Rezende de Souza [Lattes]
Doutor em Arquitetura e Urbanismo, na área de concentração Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (Mackenzie-SP/Universidad de Los Andes).

Coordenação de curso Arquitetura

Coordenador: Prof. Dr. Edinardo Rodrigues Lucas