astros

Regional Goiás da UFG planeja montar Observatório Astronômico

Por weberson dias. Em 31/05/17 14:21.

A cúpula já está na Regional Goiás para implantação do Observatório. Falta agora o telescópio, que já está em negociação.

A gestão “Otimismo da vontade”, composta pela professora Maria Meire de Carvalho – como Diretora, e professor Juliano Avelar Moura – Vice-Diretor, que esteve à frente da Direção entre 2013-2017 conquistou recentemente melhorias para a comunidade acadêmica da Regional Goiás da UFG. Além da nova biblioteca, as doações recebidas de equipamentos para o Restaurante Universitário e os veículos doados pelas regionais Jataí, Catalão e Goiânia, outra conquista da Regional Goiás foi o Observatório Astronômico.

O projeto que colocará em funcionamento o Observatório será encabeçado pelo professor Raul Isaías Campos, do curso de Educação do Campo. Segundo ele, a Regional recebeu recentemente uma cúpula, doada pelo atual diretor do Planetário da UFG, Juan Bernardino Marques Barrio. Em breve deverá ser construída uma estrutura de concreto como base para a cúpula. “O Observatório Astronômico é um importante instrumento para a realização de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão. Significa que tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade local poderá observar e explorar as belezas do nosso céu”, explicou o professor Raul Isaías Campos.

Telescópio

Ainda segundo Campos, os próximos passos agora serão identificar um espaço adequado para a fixação da cúpula de observação do espaço celeste e buscar formas de adquirir um telescópio. O telescópio ficará dentro da cúpula, o que nos permitirá ter um local fixo para observação dos astros.

cúpula

Estrutura parecida com aquela que será montada na Regional Goiás.

A diretora da Regional Goiás, Maria Meire de Carvalho, ressaltou a importância do observatório. “Além da expectativa de visualizar o céu, ele será do mesmo modo importante para a comunidade acadêmica na realização de pesquisas, projetos de extensão e estudos, já que nós temos profissionais da área das áreas de interesse em pesquisar o espaço celeste”, pontuou.

"É com alegria que recebemos o observatório astronômico considerando que nossa regional se encontra em uma das regiões mais lindas do nosso Estado. Uma região agraciada pela Serra Dourada guardiã de nossa biodiversidade, dona das areias coloridas, mirante do nosso cerrado e agora, a possibilidade de estarmos mais próximos do universo e assim podermos aprender e acompanhar a sua dinâmica que vai para além do campo da ciência, pois alcança o sobrenatural, um universo mítico que desperta em nós um olhar para os elementos naturais que regem a vida e nos faz perceber parte deles. Afinal, é a força da natureza que estabelece a nossa condição humana, assim dizem os índios e tenho aprendido", finalizou com alegria a estudante do curso de Direito da Regional Goiás, Roberta Caiado.

Fonte: Weberson Dias