RUfundo

Gestão 2013-2017 conquista equipamentos para a Regional Goiás

Por weberson dias. Em 29/05/17 16:54.

A gestão “Otimismo da vontade”, composta pelos diretores professora Maria Meire de Carvalho e professor Juliano Avelar Moura, que esteve à frente da Direção entre 2013-2017 conquistou recentemente melhorias para a comunidade acadêmica da Regional Goiás da UFG. Além da nova Biblioteca, que será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, a atual gestão recebeu mais de trinta equipamentos para o Restaurante Universitário. Somente a Regional Catalão doou para o RU doze equipamentos que farão parte da cozinha do Restaurante Universitário, dentre os quais podemos destacar mesas refrigeradas, balcões térmicos e refrigerados, lava-louça inox, panelas industriais entre outros. A Regional Jataí, por sua vez, também fez importantes transferências à Regional Goiás. No total, somaram-se dezenove equipamentos, tais como mesa, batedeira, fritadeira, balança, balcões térmicos, balcão corre bandejas e vários outros.

Ao fazer um balanço dessas transferências entre Regionais, a professora Maria Meire de Carvalho identificou a ação como algo relevante e positiva. Essa parceria com os diretores das regionais do interior, que embora distantes geograficamente, demonstrou que prevalece o companheirismo entre os gestores. “Quero ressaltar que essa troca de experiências com as regionais Jataí e Catalão foi muito importante em todos os sentidos. Temos muito a aprender com eles”, observou.

Funcionamento

Ainda segundo Maria Meire, um dos maiores desafios para o funcionamento do RU é a montagem da cozinha e licitações, experiências já vivenciadas pelas regionais Jataí e Catalão. “Ao saber das nossas necessidades as regionais do interior nos procuraram e, via Conselho Gestor, realizamos a transferência de responsabilidades para iniciar a estruturação do restaurante. Os materiais são novos e de alta qualidade, todos em inox e já foram tombados como patrimônio da Regional Goiás”, afirmou.

Os equipamentos para o RU logo serão complementados com a aquisição de outros para a futura inauguração. A diretora também destacou que a Regional vai ter que licitar, planejar e fazer a aquisição de mais mobiliários e outros equipamentos. Segundo Maria Meire, esse volume de material doado dará um grande impulso, pois Jataí e Catalão demoraram anos para equipar seus RU’s, e as peças são indispensáveis. “Sugiro, inclusive, que a nova gestão possa fazer uma visita para conhecer o restaurante e conversar com os gestores das regionais do interior, pra que tome as experiências realizadas como ponto de partida, já que o material doado facilitará e muito o futuro funcionamento do RU”, assegurou.

Os mais de trinta equipamentos foram doados através da transferência de responsabilidade e uso de bens entre Regionais da UFG, via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC).

Demanda

Para a assistente social da Regional Goiás, Viviani Cristina Silva, a construção do Restaurante Universitário representa uma grande conquista, já que há muito tempo vem sendo reivindicado pela comunidade acadêmica. “O espaço propiciará condições de permanência dos estudantes na UFG, uma vez que o auxílio que atende cerca de 200 estudantes está aquém dos gastos com as três refeições diários e por estarmos numa cidade turística. Deste modo, o Restaurante Universitário contemplará todo este público, com a disponibilidade de uma alimentação saudável e de baixo custo”, analisou.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás e membro do Centro Acadêmico do curso, Nayara Cristina Gonçalves, vê como positiva a chegada do RU para a Cidade de Goiás. “Além de ser uma conquista para os públicos da UFG, representa também uma conquista para toda a comunidade acadêmica das instituições de ensino presentes em Goiás. A comunidade local também sai ganhando, por ter a opção de uma alimentação por um preço acessível”, afirmou, destacando que a comunidade acadêmica reconhece o esforço empregado para edificação do RU. “Esperamos um esforço ainda maior para que o RU se mantenha com qualidade”, ressaltou.

Restaurante Universitário

De acordo com o mestre de obras do RU, José Sávio Carvalho, a construção do prédio do Restaurante está 90% concluída. Ainda segundo ele, os quase 30 trabalhadores já revestiram, na parte interna, 90% das paredes com cerâmica, realizaram 30% das pinturas, mais de 85% da parte elétrica e concluíram as instalações hidráulicas. A obra está em fase de acabamento e estão sendo construídos uma lixeira e um depósito de gás. O prédio conta com três entradas principais, um hall de entrada, banheiros, cozinha, serviço de distribuição de refeições e salão com capacidade para cerca de 300 pessoas. A obra conta também com um outro salão, com capacidade para cerca de 30 pessoas. “A conclusão da obra está prevista para final de julho de 2017”, garantiu. A entrega da obra será seguida pela aquisição de novos equipamentos e a licitação de uma empresa para gerir a unidade do RU.

Confira os registros feitos dia 29 de maio de 2017.

RUfrente

RUfundo