biblio

Regional Goiás receberá nova Biblioteca até 2016

Por weberson dias. Em 23/11/15 09:42. Atualizada em 24/11/15 15:44.

A biblioteca terá espaços confortáveis e informatizados para alunos, professores e técnicos.

A partir de 2016, os alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Goiás, contarão com uma nova Biblioteca Setorial. Em ritmo acelerado, a obra, em fase de acabamento, conta com investimentos na ordem de R$ 2,7 milhões e vão garantir a construção de dois pavimentos: para atendimento e área administrativa.

A nova biblioteca, cuja execução iniciou em dezembro de 2013 e que tem previsão de ser entregue no próximo ano, está localizada na Av. Dr. Deusdete Ferreira de Moura, no centro, ao lado da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o prédio conta com 1.240m² de área total construída, sendo 698,00m² para a biblioteca e 542,00m² para o prédio administrativo. Quando estiver pronta, terá capacidade geral para guardar até 18.800 livros e pode contar com um acervo de referência de até 3 mil títulos, entre periódicos, revistas e jornais.

Pavimentos
No pavimento térreo para atendimento, o projeto arquitetônico prevê modernas instalações para o pátio de convivência, hall de entrada, guarda volumes, sala de estudos 24h com acesso à internet Wi-Fi, portal eletrônico, área de consulta do acervo, banheiros, copiadora, sala de estudos em grupo para 40 pessoas e 15 gabines individuais, balcão de empréstimo, bebedouros e seção para auxiliar alunos, professores e estagiários. Além disso, todo o prédio conta com acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

O segundo pavimento, que contempla uma área administrativa privativa com acesso exclusivo, estão previstos a construção de um Depósito de Material de Limpeza (DML), elevador com capacidade para 6 pessoas, ambiente de estar, salas didática (graduação e pós), de áudio e vídeo e multimídia, área de controle, oficina de livros, almoxarifado, garagem de carga e descarga, copa, salas de espera, serviços de informática, processamento técnico, gerência administrativa e diretoria; bem como vestiários e banheiros para servidores e diretoria e arena aberta com arquibancada para apresentações.

A fachada e a parte externa é um show à parte. O projeto traz em sua arquitetura elementos característicos locais e de época da cidade, porém mesmo assim, o edifício é contemporâneo, obedecendo o conjunto arquitetônico da cidade. Pelo projeto, estão sendo executadas grandes janelas de madeira emolduradas, paredes pintadas de azul, paisagismo e a estrutura do telhado é todo de telha cerâmica tipo colonial. "A Biblioteca da Regional, para nós, é a maior conquista neste momento. Estamos buscando mecanismos de diálogo com a diretoria da Biblioteca Central e Reitoria para garantir os equipamentos e a mobília do novo espaço. Os equipamentos serão de primeira geração e será ampliado o nosso acervo digital a livros e revistas, numa perspectiva diferenciada. Também já iniciamos a aquisição de novos livros. Acreditamos que será um passo positivo para a Regional Goiás e comunidade vilaboense, já que a biblioteca vai ocupar outros espaços na cidade de Goiás e se aproximar do Centro Histórico", assinalou a diretora da Regional Goiás da UFG, Meire Carvalho, destacando que a organização da biblioteca será com base nos padrões de qualidade exigidos pela UFG.

Números
Atualmente com um acervo de 5.336 títulos de livros (10.984 exemplares), 26 títulos multimeios, com 94 exemplares (CD, DVD, VHS) e 10 títulos de periódicos e 203 exemplares, a Biblioteca da Regional de Goiás oferece acesso à internet wi-fi e está localizada em uma área de 135,59m². Hoje, a Biblioteca Setorial de Goiás conta com uma média de 100 acessos diários à Biblioteca, 102 acessos diários aos computadores e oferece sala de estudo em grupo com 5 mesas e 32 lugares. Todos a estrutura de equipamentos e títulos serão transferidos para a nova biblioteca.
Confira abaixo as maquetes dos projetos da nova biblioteca da UFG, Regional Goiás.

Fonte: ASCOM/ Regional Goiás