Anais do 1º Congresso de Filosofia da Cidade de Goiás e V Eu penso

Por Gestorweb Gestorweb. Em 14/04/15 23:07.

Prefácio dos Anais do I Congresso de Filosofia da Cidade de Goiás e V Eu penso: Erotismo e Filosofia

Prefácio

O curso de Filosofia da cidade de Goiás comemora seus 5 anos de existência, não com menos desafios do que com entusiasmo. São também 5 anos de esperança de uma filosofia própria dos trópicos, representada por um dos encontros que mais incentivam o pensamento autônomo no Brasil: Eu Penso, encontro idealizado pelo prof. Dr. José Gonzalo Armijos Palacios, que também foi o responsável pela concretização do curso de Filosofia na cidade de Goiás.

Nessa cidade cheia de pedras, dentre elas, encontramos a evasão de alunos, a infra-estrutura não adequada e o conservadorismo cultural. Por outro lado, surge também o momento de decisão entre o enfrentamento ou a desistência, e é pelo primeiro que elaboramos o I Congresso de Filosofia da Cidade de Goiás, cujo tema foi cuidadosamente escolhido: Erotismo e Filosofia.

Por respeito à autonomia de pensamento, pudemos contar com a honrosa presença de pesquisadores de outros estados e os de nossa instituição para as palestras e comunicações, que apresentaram seus trabalhos em diversas perspectivas, algumas até mesmo antagônicas. Ademais, incentivamos a interação com a cultura com a diversificação de atividades: filmes, performances, exposições e mini-curso.

Os trabalhos aqui selecionados para a publicação foram avaliados pelos integrantes do comitê científico, que tinham como objetivo avaliar a coerência e a relevância filosófica. Dessa forma, convidamos todos a saborear a riqueza que são estes trabalhos.

Para incitar a leitura, fazemos nossas as palavras de Cora Coralina, que, sob nosso ponto de vista, dá-se de forma ambiguamente erótica: “Esta fonte é para uso de todos os sedentos. Toma a tua parte, venha a estas páginas e não entraves seu uso aos que têm sede”.

Ana Gabriela Colantoni

Curso de Filosofia/Regional Goiás-UFG

Janeiro de 2015

Fonte: Unidade Especial de Ciências Humanas