Ação de Extensão resulta em Política Pública Municipal

Por Luizmar Peixoto. Em 22/07/21 23:35. Atualizada em 22/07/21 23:49.

Reconhecimento das Práticas Integrativas e Complementares do Saber Popular e Tradicional em Saúde ao SUS

Foi entregue à coordenadora da Pastoral da Saúde da Diocese de Goiás, Maria Luiza da Silva Oliveira, nesta quinta feira, 22 de julho de 2021, a Lei n° 224/2019 (sancionada e publicada), que autoriza a criação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde – PMPICS pela Câmara Municipal de Goiás. Esta Lei representa o legado de 20 anos de dedicação de Maria Luiza às comunidades rurais às quais assiste: o cuidado com o outro e com o cerrado.

O Programa Municipal tem como objetivo promover a implantação de políticas e diretrizes para as áreas de Acupuntura, Fisioterapia (Farmácia Verde), Florais de Bach, Yoga, Práticas Corporais, Terapias Comunitária, Massagem, Ariculoterapia, Massoterapia, Arteterapia, Tratamento Termal, Tratamento Naturopático e outras, de acordo com a vocação da sociedade vilaboense, incluindo as práticas que possam vir a ser incorporadas pela Política Estadual da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.

Tal programa foi derivado do Projeto de Extensão: PJ226-2019 - Casa de Tradições e Paisagens do Cerrado, na atividade vinculada ao Projeto: “Mulheres Aroeira e a propositura de projeto de Lei de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde PMPICS”, coordenado pela Prof. Me. Luciana Helena Alves da Silva do curso de Arquitetura e Urbanismo UFG - Campus Goiás. Contou com as parcerias: do Grupo da Pastoral da Saúde da Diocese de Goiás “Maria Luiza” – Mulheres Aroeira (distrito de Buenolândia/GO); Maria Luiza da Silva Oliveira (coordenadora da Pastoral da Saúde da Diocese de Goiás e da Casa da Agricultura Familiar Dom Tomás Balduíno); ex-Vereadora Iolanda Divina de Aquino Leite (Câmara Municipal, Goiás/GO); Associação dos Moradores do Distrito de Buenolândia/GO (AMDBGO); ex- Prefeita Selma Bastos (Prefeitura Municipal de Goiás) e Jorge Augusto Almada Justino (mestrando do PPGEO/UEG).

A execução do Programa deverá ser descentralizada, respeitando a vocação do município e a estruturação das rede de competências da cadeia produtiva, programando e executando, de forma integrada, as questões educacionais, avaliativas, diagnósticas, ambientais e científico tecnologias, dentro de uma ampla estratégia de desenvolvimento municipal.

Para ter acesso ao texto completo da Lei 224/19, clique aqui.

Mulheres Aroeira

“Vou virar benzedeira
Quem quiser que venha
Vou te proteger com a arruda e te prosperar com a canela
Da terra tiro a sua cura
Pra terra eu jogo as dores dela". (Poema da Benzedeira, Fernanda Groppo)

Fonte: Luizmar Peixoto Dantas

Categorias: Noticias