Sara Ribeiro, primeiro lugar em concurso, dá dicas a colegas

Por Arthur Maresca. Em 26/10/20 21:20. Atualizada em 26/10/20 21:44.

Estudante da Regional é 1º lugar em seleção com 69,5 candidatos por vaga

No segundo semestre de 2020 um concurso buscou selecionar dois candidatos para a vaga de assistente social para trabalhar em Goiás. A comunidade da Regional Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG) teve desempenho destacado no processo seletivo: a discente Sara Ribeiro Silva, ficou posicionada em primeiro lugar na prova objetiva. Já o segundo lugar ficou com o docente Tales Willyan Fornazier Moreira, também do curso de Serviço Social. O concurso ainda não tem previsão para início do trabalho.

A estudante da Regional está animada para assumir a vaga. "Esse é um sonho que vem sendo almejado há anos e confesso que ainda não caiu a ficha! A animação e o 'frio na barriga' são cotidianos", se entusiasma.

Sara afirma que foi necessário organizar um planejamento e retomar conteúdos. "Me agarrei às oportunidades que encontrei", diz a futura bacharela em Serviço Social pela Regional Goiás.

Mas não basta estudar. Segundo a aluna, foi importante cuidar da saúde física e mental e manter uma rede de apoio. Entrevistada pela Assessoria de Comunicação da Regional Goiás da UFG, Sara Ribeiro dá algumas dicas de como se preparar para processos seletivos. Confira:

1) Planejamento: "Não foi o primeiro concurso que participei e com base na experiência dos anteriores, eu inicialmente organizei um planejamento e fiz um apanhado de materiais, videoaulas, dicas online".

2) Saúde: "Para além de técnicas de estudo (leituras, resumos, mapas mentais, resolução de questões, constância, revisão, dentre outros), considero que cuidar da saúde mental foi essencial nesse processo. Resolvi começar a praticar Yoga e meditação, em casa mesmo e com aulas gratuitas no YouTube; elas contribuíram efetivamente para um equilíbrio tanto físico como mental".

3) Rede de suporte: "Outro ponto que considero relevante é a rede de apoio de familiares, professoras/es e amigas/os. Foi fundamental para eu me manter firme na caminhada".

4) Autoconhecimento: "Entendo que cada pessoa tem seu tempo, sua subjetividade, suas possibilidades, suas formas de estudar. Dessa maneira que eu relatei, deu certo para mim, mas não significa que vai dar certo para outras pessoas. Acredito que o caminho passa pelo autoconhecimento, ir testando as técnicas, tentando equilibrar saúde física com saúde mental, respeitar o seu tempo e os seus limites".

A estudante conclui seu depoimento com gratidão: "Tem uma música da Luedji Luna (2017) que eu me identifico e que lembrei nesse momento: 'sou dona de um peito persistente [...]. atado em desejos infindos'. Esses desejos foram, são e serão infindos porque além de ousar caminhar, eu tive pessoas de mãos dadas nessa caminhada. Essa conquista envolve muitas mãos e muitos corações!" Sara lembra que os esforços de ancestrais, bem como da equipe da Regional Goiás estão incluídos na sua gratidão: "Têm meu sincero agradecimento e reverência ao trabalho belíssimo e comprometido".

Sara Ribeiro Silva

Imagem: João Dorneles