Assembleia Regional Goiás UFG

Assembleia universitária discute situação da UFG e da Regional

Por weberson dias. Em 14/10/19 18:09.

Direção da Regional e DCE convocaram comunidade; Proad esteve presente

Na última sexta-feira, estudantes, docentes e técnicos reuniram-se na Regional Goiás para discutir as atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão no contexto financeiro que se encontra a UFG, bem como da Regional Goiás. A reunião entre representantes dos órgãos ligados à Regional Goiás, iniciada às 15h, e a assembleia universitária, marcada para às 19h no pátio da UAECSA, na qual toda a comunidade universitária foi convocada a participar, foram oportunas para a exposição de ideias, perguntas e respostas.

Na assembleia compuseram a mesa de debate Robson Maia Geraldine, pró-reitor de Administração e Finanças (Proad); Renato Francisco de Santos Paula, o diretor da Regional Goiás; Fabiana Itaci Corrêa de Araújo, representando os docentes da Regional Goiás; Anna Paula Brito Dutra, representando o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFG em Goiás; e por fim, Arthur Henrique Maresca, estudante incumbido na função de ser o cerimonialista.

Segundo Geraldine, desde 2014 a universidade vem sofrendo dificuldades orçamentárias. O ano de 2019 reforça a tendência de queda orçamentária, com o bloqueio no orçamento das universidades federais. Segundo o pró-reitor, um arroxo desse porte é inédito na história das universidades públicas brasileiras, sendo dramático para o seu funcionamento.

Para tentar driblar a perda na receita, o professor Renato afirma que tem buscado soluções estratégicas para captação de recursos e diminuição dos gastos, ao passo que afirma guiar-se pelo princípio da autonomia universitária.

Ao ser perguntado sobre quais seriam as prioridades da UFG ao distribuir os seus recursos, o pró-reitor afirma que a UFG trabalha na perspectiva de reduzir os gastos e amortizar os impactos negativos em todas as áreas e atividades, pois acredita que todas áreas de atuação da universidade são importantes.

Assembleia Regional Goiás UFGAssembleia Regional Goiás UFG

Assembleia Regional Goiás UFG