jsDireito

Direito garante vaga na semifinal do Concurso Édison Rangel

Por weberson dias. Em 16/09/19 16:56. Atualizada em 17/09/19 15:50.

A equipe formada por seis estudantes do curso de Direito, que representou a Regional Goiás no 2o Concurso de Júri Simulado Dr. Édison de Britto Rangel, conseguiu se classificar entre quatro dos oito grupos que participaram da competição, em Aparecida de Goiânia, neste sábado.

Formaram a equipe, como titulares, Carolina Batista, Letícia Garcês e Romildo de Assis; e na condição de suplente, Nathália Bernardino, Viviane Pires e Thiago Cabaline. Este ano, estiveram à frente da seleção os professores Allan Hahnemann e Fernanda Rezek.

Torneio

O 1º torneio aconteceu Faculdade Alfredo Nasser, a partir das 9h30 da manhã. A Regional Goiás esteve como defesa no Caso 1, que tratava de um caso real de um homicídio qualificado, que ocorreu em Senador Canedo, em 2016. A acusação ficou por conta dos estudantes da Faculdade Almeida Rodrigues (FAR), de Rio Verde. A equipe da Regional Goiás conseguiu absolver o acusado.

No 2º duelo, que acontece neste sábado, dia 21, e faz parte das semi-finais, a Regional Goiás será acusação e enfrenta o grupo de estudantes do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado), que atuará como defesa de um caso real de um suposto duplo homicídio qualificado em decorrência de dívidas, que ocorreu em Piracanjuba, em 2015.

O 3o torneio e final, acontece no próximo no dia 28 deste mês.

Participações

Romildo Assis, da Turma de Direito Fidel Castro destacou que os participante puderam ver como está o nível de ensino de Direito nas outras universidades do Estado e como os estudantes se preparam para atuação além dos muros da faculdade. "Não se trata de um aprendizado que se adquire dentro da sala de aula, mas ela sai da sala de aula para o campo de trabalho", observou, acrescentando que mais vagas deveriam ser abertas para os próximos cursos e sugerindo a realização de mais júri sumulados na Regional.

quem também esteve na equipe foi Carolina Batista, do 8o. período de Direito Pronera. Ela afirmou que viveu um momento único, embora tenha consciência que ainda não chegaram nas finais.

"Estamos muito orgulhosos de saber que na equipe há três estudantes sem terra, que fazem parte de movimentos sociais e estão ocupando estes espaços proporcionados pela OAB", disse, afirmando que o evento é um alento em meio a tantas dificuldades encontradas pelo caminho.

Nacional

A equipe classificada em 1º lugar no campeonato será habilitada também para participar da etapa nacional do campeonato de Júri Simulado, em evento promovido pela Escola Nacional de Advocacia.

Edison1

Edison2