Professor de Arquitetura da USP ministra palestra na Regional Goiás

Por weberson dias. En 31/10/18 10:59 .

No próximo dia 9 de novembro, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás convida todas e todos para a palestra "Poética da Paisagem", que será ministrada pelo Prof. Dr. Vladimir Bartalini. Professor livre docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde orienta alunos de mestrado e doutorado na Área de Paisagem e Ambiente, Vladimir Bartalini é membro fundador do Laboratório Paisagem, Arte e Cultura - LABPARC/ FAU-USP, no qual são desenvolvidos projetos diversos em pesquisa e extensão universitária relacionados à paisagem, à natureza e à cidade.

Na palestra serão apresentados aspectos conceituais e prático-projetuais inerentes à paisagem e ao "fazer" em paisagismo (termo relacionado, notadamente, à noção de "poiesis", da qual decorre a ideia de "poética da paisagem").

A palestra "Poética da Paisagem" tem como objetivo geral propor a reflexão junto aos estudantes sobre os modos como o homem habita a Terra, estabelecendo desde tempos imemoráveis a relação da qual nasce a experiência da paisagem. De forma mais específica, a palestra visa à sensibilização dos estudantes ante as potencialidades do fazer poético em paisagismo; à discussão sobre os aspectos éticos da atuação do arquiteto e urbanista no que diz respeito à paisagem e, portanto, aos laços que unem homem e Terra; à exposição das relações possíveis (e desejáveis) entre paisagem, arte e cultura, em suas mais diferentes formas de manifestação e expressão sensível.

Afora a contribuição geral para a compreensão acerca das relações entre a humanidade e a natureza - o que extrapola os interesses restritos à universidade e a seus cursos, dizendo respeito à sociedade de forma bastante abrangente -, a palestra "Poética da Paisagem" trará contribuições específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo e, em especial, aos estudantes envolvidos em projetos de pesquisa, cultura e extensão relacionados à área de Paisagem e Ambiente.

Contamos com a presença de todas e todos!

Agende-se

Palestra "POÉTICA DA PAISAGEM"

Prof. Dr. Vladimir Bartalini (FAU-USP)

Quando: Dia 09 de novembro de 2018, às 8h30.

Onde: Auditório da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (Colégio Santana)

Inscrições gratuitas

Haverá emissão de certificado para os participantes.

Inscrições e informações adicionais: arthur.cabral@ufg.br

Fuente: Weberson Dias

Categorías: eventos