tony

Egresso da UFG assume direção de museus na Cidade de Goiás

Por weberson dias. Em 27/07/18 16:40.

O ex-estudante e professor do curso de Museologia da UFG, Tony Willian Boita, assumiu nesta segunda, 23, a direção do Museu das Bandeiras, o Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu Casa da Princesa, localizados na Cidade de Goiás e que pertencem a rede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Natural de Aragarças (GO), Tony é museólogo e mestrando em Antropologia Social na UFG, onde também atuou como professor substituto.

À frete dos Museus Ibram em Goiás, Tony pretende desenvolver seu trabalho fundamentando-o em três pilares: o primeiro, visando o bem-estar e a capacitação dos servidores; o segundo, voltado para a difusão do conhecimento através do fortalecimento das ações educativas, culturais e de pesquisa; e o terceiro, preservar e garantir a segurança das pessoas, dos edifícios e dos bens musealizados.

tony

Tony Boita, o nome diretor dos museus na Cidade de Goiás. Foto: Divulgação/Ibram

Ele ressalta que relevantes eventos históricos e culturais ocorrerão na região. Em 2019, o Museu de Arte Sacra da Boa Morte celebrará 50 anos e o Museu das Bandeiras 70 anos de criação. Em 2020, o Fogaréu – uma das principais manifestações culturais mais importantes da cidade de Goiás – comemora 275 anos. Já em 2021, a cidade de Pilar de Goiás completará 280 anos e o Museu Casa da Princesa, 40 anos. E, no ano de 2022 a Cidade de Goiás irá comemorar 290 anos. “Essas datas impulsionarão nossos trabalhos de difusão, pesquisa e formação. Para tanto, serão desenvolvidas ações coletivas voltadas à preservação e a democratização da memória, sempre em diálogo com a sociedade e respeitando a função social dos museus”, declarou. (Com informações da Ascom Ibram).