Arq1

Arquitetura e Urbanismo identifica obras Art Déco e modernistas na Cidade de Goiás

Por weberson dias. Em 27/07/18 11:53.

Mesmo no feriado do aniversário da cidade, na manhã desta quarta-feira, dia 25, um grupo de professores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás fizeram um ‘tour’ pela Cidade de Goiás no intuito de observar e registrar algumas inserções modernistas na malha urbana colonial, esta última massivamente divulgada especialmente após o tombamento pelo Iphan em 1978. De acordo com as docentes do curso que organizaram a atividade, Thalita Fonseca e Suzete Bessa, o principal objetivo é sensibilizar outro ângulo do olhar, voltado para a presença da arquitetura Art Déco e modernista no Centro Histórico de Goiás. Assim, o mote das ações planejadas é: “Existe moderno em Goiás?”. Durante a caminhada, os presentes identificavam e faziam fotos dos exemplares.

Arq4

Estudantes e professores conhecem obras com características do moderno e art déco

A caminhada aconteceu em todo o Centro Histórico e seu entorno. Iniciou na frente do Museu das Bandeiras e, mais adiante, o grupo visitou algumas residências com características modernistas na Avenida Hermógenes Coelho. Logo depois, o grupo seguiu até a Rua Félix de Bulhões, onde visitou o prédio do antigo salão de festas Cantagalo. Posteriormente, o grupo desceu até o Colégio Estadual Professor Alcides Jubé, onde foram destacadas elementos arquitetônicos modernos. De lá, o grupo caminhou até a Rua Moretti Foggia, onde, nas proximidades da Caixa Econômica Federal, apreciou pelo menos duas residências com características Art Déco. Logo depois, o grupo foi caminhando até a Rua Professor Ferreira, onde um grande conjunto de casas e prédios comerciais também apresentam elementos do movimento moderno. Os professores e estudantes foram até a Praça Padre Arnaldo, onde encontrou uma residência com características de um singelo toque Art Déco. Neste local, finalizou a expedição.

Arq2

Profa. Thalita explica as características modernas do Colégio Jubé

Objetivos

O livre passeio foi uma primeira ação do Projeto de Extensão “Goiás na Modernidade” desenvolvido e encabeçado pelas professoras Thalita Fonseca e Suzete Bessa, com o intuito de realizar ações que sensibilizem o olhar das pessoas para estas novas tipologias e dar visibilidade ao patrimônio moderno na cidade. “A gente percebe, no dia a dia da cidade, que inserções, tanto do século 19, associadas ao ecletismo, quanto inserções modernas, com ótimos exemplares aqui na cidade, são uma tentativa bem pontual de tentar trazer uma modernidade para o tecido histórico local e isso nunca é discutido”, afirmou Thalita Fonseca.

Thalita lembrou ainda que um ponto discutível do tombamento é a preservação do centro histórico, que privilegia apenas o casario colonial. “Se alguém tem alguma casa modernista, e caso queira fazer alguma intervenção é possível que ela tenha que desfazer o que tem de moderno na casa, para que ela tenha uma feição colonial, justamente por que não é valorizado aqui a questão do moderno”, destacou.

Arq1

Equipe pelas ruas da Cidade de Goiás

Etapas

Observamos que, nesse tecido urbano, alguns exemplares se destacavam fora da curva do colonial. Isso nos fez levantar alguns questionamentos: como estes exemplares modernosos vieram parar aqui numa cidade tão arraigada de colonial? Como a população se apropria e replica estes elementos?”, questionou a professora Suzete Bessa, afirmando que esta fase é de reconhecimento e sensibilização. “Queremos sensibilizar não apenas os alunos, mas estender para além da universidade e envolvermos outras pessoas”, lembrou Suzete.

Ainda segundo as docentes, outras ações acontecerão a partir de setembro deste ano, após o recesso acadêmico. Entre elas, estão previstos outros passeios pela cidade de Goiás, e o Encontro e Exposição Fotográfica para identificação das tipologias arquitetônicas associadas ao discurso moderno. A ideia também é integrar as ações dos Urban Sketchers de Goiás ao projeto de extensão em questão.

Os estudantes aprovam a iniciativa. “Para nós estudantes, é importante ter um projeto desse nível aqui na cidade para sensibilizarmos as pessoas a ver outras manifestações arquitetônicas presentes em Goiás”, finalizou Lucas Ítalo Ribeiro.

Arq3

Pausa para foto na frente do antigo espaço de festas Cantagalo

Características

Dentre as principais do movimento Art Déco estão as linhas circulares ou retas estilizadas, o uso de formas geométricas, design abstrato, formas femininas e animais são as mais trabalhadas, influências do construtivismo, futurismo e cubismo. O que melhor caracteriza a arquitetura moderna é a utilização de formas simples, geométricas, e desprovida de ornamentação, valoriza-se o emprego dos materiais em sua essência como o concreto aparente, em detrimento do reboco e da pintura.

Fonte: Weberson Dias