VITemporal

Regional Goiás e Conectivo Nozes realizam VI Temporal

Por weberson dias. Em 27/07/18 08:39.

Realizado pelo Conectivo Nozes e a Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás, o projeto "VI Temporal – Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real" acontece entre 31 de julho e 4 de agosto, na UAE de Ciências Humanas e Cine Teatro São Joaquim. Foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (2016, SEDUCE).

Ele consiste na realização de um conjunto de ações destinadas ao público em geral, estudantes, pesquisadores e profissionais da dança. As ações são relacionadas ao estudo e à prática da improvisação e da composição em tempo real em dança contemporânea. Elas consistem em: residência artística, espetáculo, oficinas, Jam session, piquenique e um documentário.

VITemporal2

Residência artística

A residência trabalhará aspectos da improvisação e da composição em tempo real em dança contemporânea na articulação com a música e vídeo. O encontro intensivo de artistas trará a possibilidade de interrelações profundas, decorrentes da troca de suas pesquisas, gerando o desenvolvimento de ações performativas, que integram a comunidade de Goiás, em um espaço mútuo de formação. A partir da permissão da troca na coletividade, serão instauradas propostas-tarefas a serem experienciadas pelo conjunto de artistas, com o intuito de potencializar os processos poéticos dos atos criativos em conexão com as estruturas arquitetônicas da cidade. O contato de diferentes pensamentos/práticas implica em discussões profícuas e ações inovadoras, que serão compartilhados com a comunidade via duas jam sessions, e nas posteriores publicações de um documentário do projeto.

Provocação: Dudude Hermann

Participantes: Alex Ratton, Ana Carolina Mundim, Cesar Traldi, Edinardo Lucas, Emilliano Freitas e Luu Celestino.

De 31 de julho a 04 de agosto.

Local: UAECH – Regional Goiás

Espetáculo: Matagal

Carnavalizamos. É ali onde jogamos os restos. Os nossos próprios. É corpo-sarjeta feito de glitter. O que há debaixo da cor? Corpo festa, corpo em fuga. O que é preciso para manter-se em pé em um corpo embriagado de dor?

Criação e interpretação: Ana Carolina Mundim

Iluminação: Emilliano Freitas

Dia 31 de julho

Horário: 20 h

Local: Cine Teatro São Joaquim

Oficina O Espaço Entre

Na oficina de Alex Ratton serão trabalhados princípios somáticos aplicados à dança contemporânea. Por meio do toque, das práticas de movimento que envolvam a percepção da ação da gravidade, olhar, modular o tônus a partir das camadas pele, músculo e osso. Buscar apoios, experimentar distâncias, construir, pouco a pouco, uma abertura para o encontro, o refinamento da qualidade de observação (ativa) do ambiente interno e externo ao corpo. Nutrir um estado de presença, a escuta e o interesse pelo diálogo; adentrar o ambiente; encontrar o outro. Então, investigar composições coreográficas que emergem dessas vivências em trânsito pelas singularidades e similaridades de experiências coletivas entre os participantes. O que a cidade tem a ver com o corpo que a habita? Por que performar a rua? O que a composição em tempo real pode mostrar sobre expectativas na cidade? Experiência de relação, criação coreográfica e qualidade de diálogo se entrelaçam, criando tensionamentos que desvelam sentidos.

Provocação: Alex Ratton

Dias 01 e 02 de agosto

Local: UAECH – Regional Goiás

Experimentação urbana

Na experimentação urbana conduzida por Dudude Hermann serão discutidos assuntos correlatos a linguagem da improvisação em dança. Será usada como base o Livro Caderno de Notações - a poética do movimento no espaço de fora(2011). Será adotada a leitura como ativador de curiosidade. Caderno de Notações foi escrito durante pesquisa em praças públicas voltada para a linguagem do instante. Heterotipias de Michel Foucault que traz a ideia de “corpo vazio” como provocador para ativar a imaginação Marcel Proust para entendermos o que pode vir a ser “moment proust” onde a intensidade de uma vida se passa em segundos talvez inesquecíveis. Estes dois livros serão suficientes para aflorar o desejo e a vontade de experienciar o corpo em estado performativo de Dança.

Provocação: Dudude Hermann

Dias 03 e 04 de agosto