diriti2

Professora da Regional apresenta filme com temática etnobiográfica no FICA

Por weberson dias. Em 06/06/18 16:07. Atualizada em 08/06/18 15:55.

O documentário “Diriti de Bdé Buré”, dirigido pela professora do curso de Direito da Regional Goiás da UFG, Silvana Beline, foi selecionado para a Mostra Competitiva e para a Mostra ABD Cine Goiás, e fará sua estreia mundial durante o 20o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA 2018), na Cidade de Goiás. O filme foi selecionado num universo de 355 produções inscritas, entre os quais foram selecionados 22 curtas-metragens: 12 estrangeiros e 10 brasileiros – entre estes, está o da professora Silvana Beline.

Na Mostra ABD, o filme será exibido a partir das 20h30 desta quarta-feira, 06, no Cine Teatro São Joaquim. Mostra Competitiva será exibido também no Cine Teatro São Joaquim, entre as 15h30 e as 17h30. É importante também que, ao final das exibições, todos votem no filme “Diriti de Bdé Buré”. Além disso, o filme também será exibido no sábado, dia 9, no auditório da UEG, durante a Mostra Infantil com Audiodescrição, sessão especial para pessoas com deficiência, a partir das 10h. O resultado das mostras será divulgado na manhã deste domingo, dia 10.

“Minha maior intenção é dar visibilidade à aldeia e à história de uma senhora, indígena, mulher, idosa, que reside numa aldeia urbana, que sofre todas as consequências dessa vivência com o não-indio e do turismo exacerbado. Quero dar visibilidade a tudo o que ela passou na vida para transmitir sua cultura e sobreviver com seus recursos”, afirmou Silvana Beline, diretora do filme.

diriti2

O filme

O Diriti de Bdé Buré tem 18 minutos e é o registro fílmico etnobiográfico que trata da vida de uma mulher indígena ceramista Jandira Diriti, de 63 anos, que trabalha com a feitura da Ritxòkò, as bonecas dos povos Karajás, com o objetivo de transmitir às novas gerações a cultura e manter a economia de subsistência.

 

Ficha Técnica

Direção: Silvana Belini

Fotografia: Matheus Leandro

Som direto: Sankirtana Dharma

Mixagem de Som: Guile Martins

Montagem: Matheus Leandro

Produção/Production: Lúcia, Rafael Freire

 

Confira alguns cliques de Amanda Justo durante o evento:

Silvana1

Silvana2

Silvana3

 

 

Fonte: Weberson Dias

Categorias: Noticias