LivroRenato

Diretor da Regional lança livro sobre Gestão Social e Planejamento Público

Por weberson dias. Em 28/05/18 14:37.

O diretor da Regional Goiás da UFG, professor Renato Francisco dos Santos Paula, lançou recentemente o livro organizado por ele, “Gestão Social e Planejamento Público: Temas de Políticas Públicas”, pela Editora CRV. O docente também apresenta a obra com o primeiro capítulo “Teoria crítica da gestão é possível?”. Entre os autores, estão também três professoras do curso de Serviço Social da Regional: Alessandra Castro, Patrícia Estabile e Regina Sueli. Elas assinam o segundo capítulo com o título “Planejamento Estratégico e Situacional na Gestão Pública”.

A busca incessante por uma definição de gestão social tem rendido inúmeros debates e importantes e significativas produções. Há aqueles que tentam definir a gestão social como procedimento autônomo, e, portanto, isolado do contexto e das demais formas de administração da vida social, há aqueles que remetem a gestão social à um campo subordinado e/ou complementar às formas de administração regidas pela lógica mercantil e há aqueles que, como nós, situam a gestão social em um campo complexo, contraditório e vinculado ao conjunto das relações sociais e de produção que requisitam historicamente a organização do trabalho e sua inerente relação entre sujeitos, estando, portanto, inseparavelmente ligada a todas as outras formas de administração encontradas na sociedade humana.

LivroRenato

O livro Gestão Social e Planejamento Público: temas de políticas públicas oferece ao leitor um panorama geral dessas três perspectivas. Os textos, todos de caráter introdutório para iniciantes (mas também serve aos iniciados) trazem os aspectos gerais e centrais de cada tema e mostram a vinculação inerente da gestão social com a gestão em geral e com a gestão pública em particular. Leitura obrigatória para realização de concursos públicos, para estudos e pesquisas no campo acadêmico e para profissionais que têm a gestão como objeto cotidiano de trabalho.

 

Obras

O professor Renato de Paula é autor de diversos livros na área de asisstência e desenvolvimento social com destaque para “Estado Capitalista e Serviço Social: o neodesenvolvimentismo em questão” (2016) e “Assistência Social e Filantropia: cenários contemporâneos” (2010). Tem experiência na área de políticas públicas com ênfase nas de Seguridade Social, gestão pública, políticas sociais, controle social, desenvolvimento urbano, comunidades, criança e adolescentes e fundamentos do serviço social.

Fonte: Weberson Dias

Categorias: Noticias