BlocoCaçador1

Bloco do Caçador faz esquenta na Regional Goiás

By weberson dias. On 02/01/18 18:31 . Updated at 02/01/18 18:33 .

Esta semana, dezenas de integrantes do Bloco Caçador se apresentaram no pátio da UAE de Ciências Sociais Aplicadas, da Regional Goiás. O Bloco do Caçador foi criado no ano de 2016 e é um projeto artístico-cultural- musical vinculado ao Instituto Fará Imorá Odé, ao Ilê Axé Fará Imorá Odé e está cadastrado como Projeto de Extensão da Regional Goiás. O Bloco do Caçador conta com cerca de 60 integrantes, membros da comunidade da Cidade de Goiás, entre professores e discentes das Instituições Públicas de Ensino Superior da cidade: IFG, UEG e UFG.

BlocoCaçador1

O Bloco teve sua primeira apresentação pública em um cortejo nas ruas da Cidade de Goiás durante o carnaval do ano passado, oportunidade que atraiu centenas de foliões a percorrem os becos e ruas da cidade embalados aos sons do sambo-afro, samba enredo, ijexá, ciranda, frevo, dentre outros ritmos, aos compassos dos surdos, repiques, caixas, xequerês e tamborins. Durante o carnaval, o Bloco do Caçador contou com a participação especial do Mestre Alemão e do Bloco Coró de Pau. No FICA também de 2017, o Bloco do Caçador se apresentou, realizando uma oficina de ritmos afro-brasileiros, e ainda, saindo com seu cortejo na Cidade de Goiás aplicando os ritmos musicais trabalhados.

BlocoCaçador2

O professor Allan Hahnemann Ferreira é um dos idealizadores do projeto e atua como maestro do grupo. 

 

Tambor

Para o bloco, os tambores são entidades espirituais, nos seus mais variados timbres, formas e cores. Sempre foram usados para a mobilização de energias, emoções, predispondo o indivíduo a determinado estado de espírito, potencializando sua capacidade de ação, de enfrentamento de situações de risco, que exigem uma superação de si na própria celebração da vida.

BlocoCaçador3

Source: Weberson Dias

Categories: eventos